App da Via Directa é a única que permite aos clientes realizar vistorias à distância, com recurso a vídeo e à tecnologia de realidade aumentada, na contratação de seguros auto com coberturas de danos próprios.
A Via Directa, através da sua marca OK! teleseguros, lançou uma inovadora aplicação, a AutoDigital. A primeira a nível mundial, que permite aos seus clientes efetuar uma vistoria à sua viatura (automóvel ou motociclo) remotamente, para aprovação de um seguro de danos próprios, através de realidade aumentada. Esta aplicação permite ainda participar sinistros, de uma forma mais simples, rápida e cómoda.
A App AutoDigital foi desenvolvida com o recurso a algoritmos de Inteligência Artificial, usando Computer Vision. Esta tecnologia visa mitigar a fraude, bem como assegurar a automação na aceitação de um contrato de seguro, através da identificação dos danos dos veículos e da matrícula.
A ferramenta permite ainda detetar se o telemóvel tem capacidade ou não de fazer a vistoria através de realidade aumentada e, caso não tenha, apresenta automaticamente a experiência por fotos, garantindo que a vistoria é sempre realizada. A seguradora aposta assim na fluidez, agilidade e na melhoria da experiência do utilizador.
Esta aplicação permite a participação de todas as tipologias de sinistros automóvel digital, sejam elas, acidente, quebra isolada de vidro, furto ou roubo, atos de vandalismo, fenómenos da natureza e incêndio, raio ou explosão, com ou sem uma declaração amigável de acidente automóvel (DAAA).
Outro grande objetivo é a identificação de eventuais danos nas viaturas antes de se iniciar o seguro com coberturas de danos próprios. Isto resulta de uma aposta da seguradora em tornar os processos mais simples, acessíveis e inovadores, colocando as novas tecnologias ao serviço dos clientes e obtendo um ganho de eficiência nos processos, bem como na melhoria do serviço ao cliente.
A Via Directa desenvolveu este projeto com base num conceito de white label, o que permite que outras empresas possam adquiri-la e customizá-la em termos de look&feel, de forma simples num BackOffice que partilha o mesmo nome da App, onde se pode alterar a experiência do vídeo e personalizar o logo e as opções cromáticas. Tudo isto em três línguas: português, espanhol e inglês.
Desde o seu lançamento que existem alguns números que demonstram o sucesso da aposta deste tipo de tecnologia/serviço, como:
“Temos motivos para nos orgulhar: desenvolvemos um modelo único no mercado segurador, introduzindo um nível de sofisticação no processo de subscrição através da integração de Inteligência Artificial e na experiência de cliente com a Realidade Aumentada”, diz Luís Gonçalves, coordenador do projeto.